Movimento do Aeroporto de Bonito cresce 87% em setembro de 2025
Por Assessoria de Comunicação - 07:48 - 06/10/2025
O Aeroporto Regional de Bonito registrou um aumento expressivo no movimento de passageiros no mês de setembro deste ano. De acordo com informações da direção do aeroporto, o número de embarques e desembarques saltou de 3.510 passageiros em setembro de 2024 para 6.574 em setembro de 2025, representando um crescimento de 87% no período. Além do aumento na movimentação de passageiros, as operações aéreas também apresentaram evolução. Em setembro de 2024 foram contabilizadas 50 operações, enquanto em 2025 o número chegou a 60, evidenciando o fortalecimento da malha aérea regional.
Os números demonstram a relevância das três companhias que operam no município. Em setembro, a Azul Linhas Aéreas foi responsável por 2.792 passageiros, seguida pela Gol Linhas Aéreas, com 1.997, e pela Latam Airlines, com 1.785. Bonito recebe voos regulares a partir dos principais aeroportos de São Paulo, que concentram os maiores hubs de conexões nacionais e internacionais: a Azul opera voos de Viracopos (Campinas), a Gol conecta Bonito a Congonhas (São Paulo) e a Latam realiza operações a partir de Guarulhos (Cumbica).
O crescimento registrado reflete não apenas a alta demanda pelo destino turístico, mas também os investimentos realizados nas diferentes esferas de governo. Melhorias em infraestrutura, tanto federais quanto estaduais e municipais, têm fortalecido a experiência do visitante que chega a Bonito, consolidando o aeroporto como porta de entrada para um dos principais destinos de ecoturismo do Brasil.
O prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues, destacou que os números demonstram a força do turismo no município: “O crescimento do movimento aéreo comprova que Bonito está cada vez mais integrado ao cenário nacional e internacional. Isso é fruto de muito trabalho e da união de esforços para melhorar a infraestrutura e garantir que nossos visitantes tenham a melhor experiência possível.”
A vice-prefeita e secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Juliane Ferreira Salvadori, reforçou a importância estratégica do aeroporto: ‘Bonito é reconhecido mundialmente pelo ecoturismo e precisa de uma estrutura aérea à altura. Esse crescimento mostra que estamos no caminho certo, atraindo mais visitantes e gerando mais oportunidades para a economia local.”
Já o gerente do Aeroporto Regional de Bonito, Luciano Puzzi, ressaltou o trabalho da equipe: “Esse resultado só é possível graças à dedicação e à eficiência de toda a equipe de colaboradores do aeroporto, que atua diariamente para garantir segurança, agilidade e qualidade no atendimento aos passageiros.”
Segundo Bruno Wendling presidente da Fundação de Turismo do MS que destaca a satisfação pelo resultado positivo com esse crescimento considerável, mas o ponto mais importante agora é a conectividade aérea de Bonito com as três principais companhias aéreas brasileiras que conecta com os principais aeroportos como Congonhas, Campinas e agora Guarulhos e com isso abre a possibilidade de conexão internacional. Mostra também como a captação de voos impacta diretamente no aumento de fluxo qualificado, dando mais condições para que os turistas acessem Bonito com mais tranquilidade e mais rapidez. Manifesta também uma satisfação com o resultado obtido e que isso continue atraindo cada vez mais turistas qualificados e claro, o mercado internacional também que é o nosso foco.
“Estamos muito satisfeitos com esse crescimento considerável no fluxo turístico, mas o ponto mais importante agora é a conectividade aérea de Bonito. Hoje, temos as três principais companhias aéreas do país operando no destino, conectando Bonito aos principais aeroportos, como Congonhas, Campinas e, agora, Guarulhos, o que amplia significativamente as possibilidades de conexão internacional. Isso mostra como a captação de voos impacta diretamente no aumento de um fluxo qualificado, oferecendo mais condições para que os turistas acessem Bonito com mais tranquilidade e rapidez. É um resultado muito positivo, e esperamos que isso continue atraindo cada vez mais turistas qualificados — inclusive do mercado internacional, que é o nosso foco”, afirmou Bruno Wendling, presidente da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul.