Comtur define nova diretoria e debate sobre ações desenvolvidas no turismo de Bonito em 2023

Por Assessoria de Comunicação - 10:40 - 01/02/2024

O Conselho Municipal de Turismo de Bonito (COMTUR) realizou nesta quarta-feira (31) a 1° Reunião Ordinária de 2024, na qual foram eleitas a nova diretoria e a comissão de analise dos balancetes do Fundo Municipal de Turismo. A Secretaria de Turismo também aproveitou a ocasião para apresentar o Relatório de Atividades de 2023.

O Comtur é referência nacional, servindo de modelo para a implantação de Conselhos em diversos outros destinos turísticos no Brasil e tem por objetivo implementar a Política Municipal de Turismo, junto à Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, como órgão consultivo e de assessoramento.

A nova diretoria será formada por Lucas Alves Ferreira (ATRATUR), como presidente e Sylvio Eduardo Trujillo Nunes da Silva (ABRASEL), como vice-presidente. Já a Comissão de Analise dos balancetes do Fundo Municipal de Turismo do ano de 2024 será composta por Hallem Rodrigues Jaser ( ABETTUL); Gabriel Calderon Maciel (ABH) e Matheus da Silva Oliveira (SEBRAE).

O prefeito Josmail Rodrigues participou da reunião e apresentou aos representantes do trade, as ações desenvolvidas ao longo dos últimos três anos, bem como os projetos para 2024, destacando obras de infraestrutura nas estradas urbanas e rurais, para conservação de solo e água e o plano máster de drenagem, que será desenvolvido em parceria com o Governo do Estado, visando investimentos internacionais.

“Esse plano deve englobar todos os setores que direta ou indiretamente impactem os rios de Bonito, com ações, a curto, médio e longo prazo – até 30 anos – visando principalmente, acabar com o turvamento das águas. Nele, por exemplo, vamos incluir locais de contenção das águas da chuva, que funcionarão como uma espécie de bacias gigantes, para armazenar a água da enxurrada, evitando que os sedimentos corram direto para o rio. Também inclui o redirecionamento do efluente tratado da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), para o Rio Miranda e não mais no Formoso, mas tudo isso exige planejamento e investimentos altíssimos, por isso a intenção de captar de recursos internacionais”, detalha.

A secretária de Turismo, Juliane Salvadori comentou sobre a atuação do Comtur nos últimos anos, agradecendo o apoio, tanto na elaboração do Plano Estratégico de Gestão e Marketing do Turismo de Bonito, como na aplicação das ações e também apresentou o Relatório de Atividades da Sectur em 2023.

“Eu sempre destaco que em Bonito trabalhamos em grupo, nenhuma ação é pensada ou desenvolvida sozinha, principalmente no turismo e o Conselho é um grande parceiro da Sectur na elaboração e aplicação de estratégias de fortalecimento da imagem de Bonito a nível nacional e internacional. Eu agradeço imensamente o trabalho e apoio de todos vocês e desejo boa sorte a nova diretoria, lembrando sempre, que somos uma equipe e vamos continuar trabalhando juntos”, disse.

Mato Grosso do Sul é destaque no cenário global de turismo

Bonito recebe mais de 313 mil visitantes em 2023 e segue batendo recordes de público